sábado, 11 de junho de 2011

Os três filtros



Na Antiga Grécia, Sócrates foi famoso por Sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a todos.
Um dia, um conhecido se encontrou com o grande filósofo e disse-lhe:
- Sabe o que escutei sobre teu amigo ?
-         Espera um minuto, replicou Sócrates.
-         Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.

- Triplo filtro ? - perguntou o outro
- Correcto, continuou Sócrates.
Antes de que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar  três vezes o que vai dizer.
É por isso que o chamo de  “Exame do triplo filtro
O primeiro filtro é a VERDADE.
Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer  é certo ?
- Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e ...
- Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não.
Agora me permita aplicar  o  segundo filtro, o  filtro da BONDADE.
É algo bom o que vai me dizer 
de meu amigo ?
- Não, pelo contrário …
- Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.
Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo,  ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE.
Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer
 do meu amigo ?
- Não, na verdade não.
- Bem, concluiu Sócrates.
Se o que desejas me dizer não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil ... porque eu iria querer saber  ?

Use este triplo filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns de seus amigos próximos e queridos.
A amizade é algo inviolável.
Nunca perca um amigo por algum mal entendido ou comentário sem fundamento.

2 comentários:

  1. Que bom se as pessoas fizessem uso desta grande sabedoria...
    Um abraço, Gaby e um excelente fim de semana...

    ResponderEliminar
  2. Malu
    Sim, o mundo seria bem melhor.
    Um maravilhoso fim de semana também para si
    Beijinhos no coração

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...