sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dulce Pontes & Os Ganhões de Castro Verde

10 comentários:

  1. Maravilhoso minha querida amiga, ótimo dueto, Dulce tem uma voz linda e forte, uma maravilha, adorei! As imagens são do Alentejo, são lindas.
    Valeu minha querida amiga, adorei conhecer este belo momento!
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imagina como eu adoro estes corais de mineiros e dos ganhões alentejanos. Não é própriamente um dueto porque há ali muita gente. A Dulce está a fazer o solo que normalmente é feito por um homem com voz mais alta que a dos outros ou mesmo dois, como neste caso, em que um canta um verso mais agudo e o outro um mais grave e o resto fazem aquele coro maravilhoso.
      O solista faz aquele floreado por cima das vozes dos outros, fica divino.
      Noutros tempos estes grupos de ganhões ou trabalhadores sazonais iam fazer as ceifas e outros trabalhos sazonais e entoavam estas canções muito dolentes que ecoavam ao longe na extensa planície alentejana que no Verão é tórrida.
      O trabalho dos ceifeiros era uma tortura quando era manual, feito sob o sol abrasador sem uma sombra. Por isso que os alentejanos são lentos e andam nas anedotas como preguiçosos e vagarosos, coisa que não são.
      Estas imagens dão bem a ideia do que é a planície alentejana.
      Agora estes grupos existem apenas para não deixar morrer estes cânticos. A voz da Dulce Pontes é um caso sério, potentíssima, fica aqui a matar, mas isto foi apenas numa atuação de palco porque estes corais são apenas de homens
      Bjinhos no mcoração

      Eliminar
    2. Minha querida amiga, estas apresentações fiam mesmo maravilhosas, também gosto. Quando me referi ao dueto, quis dizer duas partes, Dulce de um lado e o coral do outro, seria um dueto múltiplo, onde uma das partes possui vários integrantes... rsrsrsrsrs...
      Ainda bem que existem estes grupos para preservar estes cânticos regionais antigos, estas maravilhas não podem morrer jamais.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    3. kkkkkkk
      Eu sei, percebi essa do dueto e está completamento certo. Neste caso é um DU formado pela Dulce e o outro solista e do outro lado são ÊTO (8 em alentejês) kkkkkkk
      O nome não interessa, as canções são lindíssimas.
      Luis, sabe onde fica o Alentejo? Se olhar ali em cima o mapa, tem o Rio Tejo a dividir Portugal praticamente em dois. A sul do Tejo ou seja Além-Tejo, é quase tudo Alentejo, só tem ao fundo uma faixa transversal que é o Algarve. A norte do Tejo há muitas serras, é tudo muito acidentado, com imensos rios, tudo verde e fértil. A sul do Tejo é plano, tem uma ou outra serra, poucos rios, é uma planície imensa, tórrida no Verão, coberta por searas de trigo, é o celeiro de Portugal.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Que maravilha isto, minha querida amiga, um dueto de nove... rsrsrsrs... mais o importante é que funciona no alentejês.... kkkkkkkkkkkkkkkk...
      Valeu pelas explicações, minha querida amiga, adorei conhecer mais um pouco sobre Portugal, nem imaginava onde ficava o Alentejo, agora entendi melhor.
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    5. Ahahahaha!
      É um dueto de 10... 2 solistas+ 8 kkkkk
      Que bom que gostou de saber. Além do trigo há lá muitos sobreiros e azinheiras, Portugal é o maior produtor mundial de cortiça. Cortar um sobreiro é crime punido com pesadas multas. Há pastores de porcos, grandes varas de porcos que vivem ao ar livre e se alimentam das bolotas dos sobreiros e azinheiras. O povoamento é muito disperso, andam-se quilómetros sem ver uma casa nem uma pessoa. As casas de cada herdade e alojamentos de animais, celeiros, etc ficam tudo à volta dum pátio e chama-se a isso o monte. Um monte alentejano não é uma elevação de terreno, é a casa do dono e anexos. Por isso que os alentejanos têm um temperamento vagaroso, por causa da solidão, do clima, das distâncias imensas. Claro que nas cidades é diferente.Os donos dessas herdades são muito ricos.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    6. Ahahahahahahahahahahaha...
      Minha querida amiga, este dueto está crescendo muito, vamos ter que promovê-lo para trieto... ahahahahahahaha...
      Bem interessante, minha querida amiga, aqui estas moradias em torno da sede principal se chamam colonias... e os trabalhadores do campo que ali residem se chamam colonos. Aqui também temos estas diferenças regionais e lugares como este, principalmente na região norte, que é muito quente e seco.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    7. kkkkkkk
      Ou trieto ou mesmo trêto ou trito rsss
      Eu sei como são essas colónias, vi numa novela "Terra Nostra" , que tinha colonos italianos.
      Mas o monte não é a mesma coisa pois não tem lá casas para trabalhadores. Terá lá alguns, claro, para tratar dos cavalos e resatantes serviços da casa do proprietário. Mas os trabalhos nessas herdades imensas eram sazonais - lavra. sementeira e ceifa - e eram feitos por grandes grupos de homens e mulheres que se deslocavam de terra em terra para ganharem algum dinheiro. Como atualmente se vai fazer as vindimas em França, a apanha dos morangos, do tomate, do melão, etc. Eu ainda não desisti de ir fazer essas vindimas. Os camponeses e artesãos viviam nas suas aldeias e tinham pequenos campos e tb iam prestar serviços a esses grandes proprietários mas não viviam no monte. Hoje é tudo mecanizado, essas tradições já lá vão. Os montes actualmente ou são habitados por ricaços, outros por unidades de turismo rural. E muita gente vive nas grandes cidades e tem um pequeno monte no Alentejo para lazer, fins de semana, férias, etc.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Minha querida amiga, acho que trito fica melhor, só não podemos preceder com o "a", senão ninguém canta... ahahahahahaha...
      Sim, minha querida amiga a novela Terra Nostra mostra muito bem como eram essas colonias, hoje já não temos mais, quase todos se mudaram para as cidades, hoje é quase tudo mecanizado e os poucos serviços são terceirizados. Agora entendi o que é um monte, inicialmente pensei que seria como as nossas antigas colonias.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    9. kkkkkk
      Quando vi algumas cenas dessa novela, resolvi experimentar fazer polenta rsss
      Eu via as italianas a fazer aquilo, todo o mundo a comer e a dizer que era muito bom, deu-me uma vontade de comer e fiz ahahahah
      Acabei calculando mal e deu um panelão enorme de papa, coisa horrível, ninguém conseguiu comer, foi pra deitar fora, grande risota e ainda hoje me ralam o juízo com essa história kkkk
      Bjinhos no coração

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...