domingo, 20 de abril de 2014

Feliz Páscoa!

A todos os amigos e visitantes deste blog desejo uma Páscoa alegre e muito feliz

7 comentários:

  1. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
    Obrigado, minha querida amiga, também lhe desejo uma Páscoa alegre e muita feliz.
    Que este dia seja de muita paz e luz, repleto de bons momentos!!!
    Beijinhos com carinho, querida amiga!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia querido amigo Luis
      A Páscoa aqui correu muito bem. Estava anunciada chuva torrencial e vento forte, muito frio e até queda de neve e olhe... Não choveu nada, esteve um dia maravilhoso, sem frio e de tarde o sol brilhou kkkk
      Que sua Páscoa tenha sido maravilhosa, feliz e abençoada.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    2. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
      Que bom, minha querida amiga, aqui também não tivemos a chuva prevista, também foi um lindo dia de muito sol. Também tivemos uma ótima Páscoa.
      Hoje temos mais um feriado, é dia de Tiradentes, mais um dia de folga, que bom isto logo numa segundona... rsrsrsrsrsrs...
      Obrigado, minha querida amiga, minha Páscoa foi maravilhosa, muito feliz e abençoada. Estávamos nos festejos até a pouco.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    3. Bom dia querido amigo Luis
      Aqui hoje também é feriado, em muitas terras é hoje que anda o compasso. Não sei como é aí, mas em Portugal andam grupos de pessoas que levam a Cruz às casa das pessoas que a queiram receber, onde todos os presentes beijam a cruz e é deitada uma bênção à casa.
      Fazem-se tapetes de flores às portas das casas e deitam-se alguns foguetes na retirada.
      Vai um rapaz a tocar uma campaínha, por vezes o padre ou um seminarista e várias outras pessoas que não sei qual é a função delas. Principalmente nas aldeias é muito bonito. Repicam os sinos alegremente, amigos e familiares vão de casa em casa beijando a cruz em todas. Nas casa mais abastadas servem.se autênticos banquetes de doçaria típica da Páscoa: pão-de-ló, doces de gema, folares, amêndoas, chocolates, ovos de Páscoa ( dos de galinha, cozidos e pintados ou tingidos), rebuçados dos Arcos e pudins, mousses, bolos, gelatinas, enfim, tudo. E vinho do Porto, champagne, chá, café e sumos.
      Há mesmo um despique a ver quem apresenta a mesa mais rica e variada.
      Isso é só para receber o compasso, ao almoço a tradição é cabrito, anho ou pato. Mas cada um faz o que entende, não há muita preocupação com a tradição, no Natal sim.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    4. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
      Minha querida amiga, aqui não temos esta comemoração do dia seguinte, os festejos de Páscoa são todos encerrados no domingo, algumas igrejas fazem um café da manhã comunitário, as pessoas levam doces e comidas de todo tipo, juntam tudo e fazem a festa. Aqui se festeja a Páscoa por toda a semana que antecede ao domingo de Pascoa, inicia-se no domingo de ramos e se encerra no domingo de Páscoa.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos com carinho!!!

      Eliminar
    5. kkkkk
      Eu expliquei-me mal. Aqui a comemoração é no dia de Páscoa, simplesmente, nalgumas terras o compasso pascal não consegue visitar as casas todas no Domingo e então completam na 2ª Feira. Nessas terras geralmente alternam, num ano visita uma metade no Domingo e outra na 2ª, no ano seguinte trocam o dia. Também é cosyume na 2ª Feira a Cruz visitar as casas de comércio.
      Essa ideia de fazer um café comunitário na igreja é muito boa e interessante.
      Aqui, na semana anterior não há festejos de Páscoa, é a Semana Santa, é triste mas muito bonita. Há as procissões da Semana Santa, principalmente em Braga que é a Roma portuguesa.
      São muito lindas mas tem uma impressionante, a do Enterro do Senhor. É na 6ª Feira à noite, vai tudo de preto, o clero todo, padres, cónegos, o Arcebispo, as freiras e frades de todas as ordens e imensas pessoas que fazem parte das confrarias e organizações variadas, tudo como num funeral. Vai Cristo morto num caixão, tudo em silêncio absoluto, não há cânticos e ninguém fala, tudo a olhar para o chão e as bandeiras em vez de irem erguidas, vão caídas, arrastando pelo chão. As luzes são apagadas e vão os farricocos com umas hastes de ferro erguidas com cestas de ferro penduradas, onde ardem pinhas que iluminam o mínimo necessário.
      A gente sente uma tristeza infinita, não se conseguem suster as lágrimas.
      Os farricocos são uns homens vestidos com túnicas negras, corda atada na cintura e a cabeça e cara tapadas com um capuz só com uns buracos para os olhos. Vão descalços. Durante toda a semana eles andam pela cidade com umas enormes matracas de madeira que agitam fazendo um barulho ensurdecedor. Antigamente era o chamamento para as pessoas se confessarem. Noutros tempos as pessoas tinham medo deles: eles aproveitavam de ir de cara tapada ee quando passavam à frente das casas paravam e em altas vozes contavam tudo que de mal soubessem daquelas pessoas kkkkk
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    6. Agora entendi, minha querida amiga, é uma continuação da comemoração do dia de Páscoa. Aqui também temos a semana santa, inicia-se depois do domingo de ramos, as comemorações da semana são todas religiosas, procissões e visitas, mas a todo tempo estão orando em voz alta, na sexta-feira santa percorre as ruas da cidade, os padres e os coroinhas vão na frente, puxando a procissão, sempre orando e o povo segue com velas acesas nas mãos, este é realmente um dia muito triste, mas a felicidade retorna no domingo de Páscoa.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...