domingo, 16 de outubro de 2011

Minha alma me falou


Minha alma me falou e disse:

 "Não te alegres com elogio e não te angusties com a crítica".
Antes  de minha alma me aconselhar eu duvidava do mérito do meu trabalho.

 Agora me dou conta de que as árvores florescem na Primavera e dão seus frutos no Verão sem esperar elogio,  deixam cair suas folhas no Outono e ficam nuas no Inverno sem temer a crítica.

Minha alma me falou e me fez ver que não sou mais que o pigmeu nem menos que o gigante.

Antes de minha alma me falar eu via a  humanidade dividida em duas classes de homens: 
Uma débil, da qual me compadecia, e uma forte,  que seguia ou resistia desafiante.
Mas agora aprendi que sou como ambas e estou feito dos mesmos elementos.
Minha  origem é sua origem, minha consciência sua consciência, minha pretensão sua pretensão e minha peregrinação sua peregrinação.
Minha alma me falou e me disse:

- A lanterna que trazes não é tua e a canção que cantas não foi composta no profundo do teu coração, porque ainda que segures a luz não és a luz, e ainda que sejas um alaúde com as cordas tensas não és o executante.
Minha alma me falou, irmão, e me mostrou muitas coisas.

E tua alma também te falou e também te  ensinou. 
 Porque tu e eu somos um e não há diferença entre nós, salvo que eu proclamo o que tenho no meu  íntimo, enquanto  que tu o guardas como um segredo da tua intimidade. 
 Mas na tua reserva há uma espécie de virtude.

Autor:“Khalil Gibran

10 comentários:

  1. Boa tarde mana minha alma me diz que você é a pessoa mais adoravel deste mundo que conseguiu me cativar desde seu primeiro comentário que ficou triste quando eu fui excluido olha mana tenho dó daqueles que ao te criticar são cegos de alma pois tão alegre generosa e amiga eu ainda posso encontrar parecida mais igual a mais maior que você nestá incarnação eu acho que morrerei sem achar alma tão nobre e linda quanto a sua mana te amo tenha uma linda semana beijos do seu eterno irmão .

    ResponderEliminar
  2. Khalil Gibran é um excelente escritor e suas reflexões sobre o comportamento e alma humanos são sempre verdadeiros. A muito deixei de fazer as coisas esperando reconhecimento porque a verdade é que as coisas que nos são importantes nem sempre serão vistas pelos outros da mesma forma. Tem uma frase que li a muito tempo que diz mais ou menos assim "o sol faz o maior espetáculo todos os dias nos primeiros momentos da manhã mesmo que não tenha ninguém para assistir". Eu entendo disso que devemos fazer seja o que for independente se pensar se verão nosso esforço ou se nos darão crédito.

    Belíssima escolha de texto minha querida.

    Beijos no coração

    Márcia Canêdo

    ResponderEliminar
  3. Um escritor que toca findo com suas palavras por saber das delicadezas e fragilidades que compõem os seres humanos.
    Sempre deixa-nos um gosto da busca e da reflexão nos textos que nos dá de presente.
    Sua escolha foi belíssima.
    Adorei!!!
    Abraços e grande final de domingo para si, querida amiga!!!!

    ResponderEliminar
  4. Amiga Moçoila, com essa reflexão meu domingo é fechado com chave de ouro! Obrigada por postar palavras tão lindas que falam à alma e dividí-las conosco!
    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  5. E andamos nós, para aqui em guerras e lutas, tentando chegar não sei aonde, quando afinal somos todos simples seres biodegradáveis.

    Muito bonito, garota!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Profundas e intensas as palavras de Khalil Gibran.

    Parabéns pela escolha amiga!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Não devemos ficar esperando por elogios ou críticas, se as recebermos, aproveitemos o que realmente tem algo a nos acrescentar.

    Não devemos viver em função do que os outros pensam, se estivermos de acordo com a ética e a moral, então devemos ser mais autenticos, confiando um pouco mais em si mesmos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Reflexões gostosas. Moçoila, como é bom ver matérias que nos remetem a refletir sobre o sentido da vida. Obrigado por compartilhar...

    ResponderEliminar
  9. Minha amiga,

    Porque sempre julgo que você não tem uma alma séria?rsrsrs,pensei que ria entrar aqui, e ver uma imagem de almas assustadoras, fazendo buuuuuuuuuuu, rsrsr..mas brincadeirinhas a parte.Pois o texto é maravilhosos,e olha aprendi a viver me olhando no espelho, e sempre me reconhecendo, acreditando e confiando que sou capaz,sem esperar que alguém diga, pois se eu não me valorizar , que o fará?O ser humano as vezes vive em função de elogios ou críticas, e isto o faz perder sua própria identidade, gostos e desejos.Faço parte da campanha aceite me como sou, mas jamis serei como tu queres, apenas aprenderei a compreender como você é.

    Beijos e uma excelente semana pra você

    ResponderEliminar
  10. muito bonito!!!!!!!!!! muito sentido. beijinhosssssssss

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...