segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A cama fechada

Na Europa antiga, na essência, a cama era um armário fechado que combinava as funções  de cama, armário e banco. Foi o mobiliário principal da casa, no interior, também na Idade Média.

Colocavam as  camas em fila contra as paredes laterais de frente a um aquecedor ou lareira, para melhor passarem o Inverno.
Também era usada como protecção das crianças e jovens contra lobos,cobras,aves e insetos, muito comuns no interior





 Aqui vemos também um berço




Que tal?
 Vai redecorar sua casa?

4 comentários:

  1. Oi querida!
    Eu amo móveis antigos, essas estão mto estranhos, confesso nunca tê-los visto nem em fotos...rs Mas a primeira casa e o berço, são lindos!
    BJos

    ResponderEliminar
  2. eu confesso que imaginar dormir ali me faz um pouco de confusao!

    ResponderEliminar
  3. Marcela
    Também só conheço em fotos, acho que isto já só existe em museus. No Brasil nunca deve ter existido este tipo de cama.
    Eu já vi aqui em casas muito antigas nas aldeias mas eram uns quartos muito pequeninos chamados alcôva onde só cabe a cama que fica encostada à parede por 3 lados e mesinha de cabeceira e tem uma porta para uma sala ou um corredor. É quase como um armário, não tem janela nem nada. Essas casas senhoriais tinham muitas alcôvas que ocupavam pouco espaço, todo o espaço era em grandes salões que comunicavam entre si e onde esse pessoal fazia as suas festas e jantaradas. A cozinha era também gigantesca, com uma lareira em granito, com colunas a suportar a chaminé e grandes fornos de pedra para assar pão ou animais. Tachos e potes de cobre ou ferro onde cabe uma pessoa de pé, grelhas e trempes onde pode assar um touro... Só visto mesmo. Eu adoro ver essas coisas e imaginar como seria viver nessa época kkk
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sisi
    kkkkkkkkk Olha, eu gostava de experimentar. Já imaginaste uma sala com esses armários em toda a volta e um grupo de amigos cada um em seu armário?
    kkkkk Devia ser um pagode, podias falar, contar anedotas, cantar, pregar umas boas partidas uns aos outros... Parece aquelas camas que há nos combóis. Já uma vez dormi com mais 5 numa carruagem dessas, para mais em beliches. Eu fiquei no de cima e foi muito divertido kkkk
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...