sexta-feira, 27 de julho de 2012

Arte com rolhas usadas de Scott Gundersen

O artísta plástico Scott Gundersen recicla rolhas de vinhos criando incríveis obras de arte .
As diferentes tonalidades das rolhas criam um efeito de mosaico impressionante.





4 comentários:

  1. Bom dia, minha querida amiga gatinha Moçoila!!!
    Minha querida amiga, belo trabalho do artísta plástico Scott Gundersen, ficou uma perfeição, adorei! É um belo exercício de paciência...
    Tenha um lindo e abençoado dia!!!
    Beijinhos com carinho e muita paz!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei esta ideia muito interessante, as cores são as dos vinhos; o efeito é muito semelhante ao dos mosaicos romanos que eram feitos de pequeninas pedrinhas de todas as cores, chamadas "tesserae" e davam figuras exactamente assim.
      Em Portugal temos restos de casas romanas (villae) e de cidades, como por ex Conímbriga, que fica pertinho de Coimbra. Poucas paredes restam em pé pois foram sucessivamente devastadas por invasões bárbaras. Conímbriga tem até os restos duma muralha construída às pressas e dentro dessas paredes até pedaços de estátuas tem, por ex um pé duma estátua de Mercúrio que devia ter vários metros de altura.
      Eles usaram o material das próprias casas, na tentativa de se protegerem dos invasores, mas não conseguiram.
      Então quase só há pavimentos das casas, piscinas,jardins, os sistemas de aquecimento subterrâneos, etc. Os pavimentos são em mosaicos, lindíssimos e riquíssimos de colorido e de pormenor, com cenas da Mitologia e por aí fora. Alguns desses jardins, em vez de carreiros entre os canteiros, têm água e ao longo dos suportes inúmeros bicos de chumbo donde brotam repuxos de água dum lado e doutro. Toda a canalização está em perfeito estado, funciona perfeitamente e os jactos de água todos muito certinhos, dão um efeito lindíssimo. Dizem que os romanos entraram em declínio precisamente por beberem a água canalizada em chumbo, isso ao longo de séculos foi-os intoxicando, que o chumbo é venenoso.
      Esta cidade de Conímbriga é lindíssima e esses Romanos viviam num tal luxo e conforto como nenhum de nós vive. Os pavimentos eram aquecidos, havia por baixo uma série de salas baixinhas, tudo em tijolo, com arcos e abóbadas e vários fornos que eram alimentados a lenha ou carvão e o ar quente circulava e aquecia o chão em cima e a água das piscinas quentes (caldárium). Imagine agora a tortura em que viviam os desgraçados escravos que estavam ali em baixo aninhados a meter o combustível. Nem se podiam pôr em pé que aquilo é muito baixinho e estavam praticamente no forno, pobres infelizes.
      Ai, entusiasmei-me kkkkk Estudei isto há pouco para um exame e esta matéria é aliciante, adoro. Tive agora uma ideia, vou fazer uma postagem com imagens de Conímbriga, vamos ver se as consigo.
      Um Sábado maravilhoso, querido amigo
      Beijinhos no coração

      Eliminar
    2. Oi, minha querida amiga /gatinha, bom dia!!!
      Que bom poder conhecer mais um pouco sobre Portugal, adorei!!!
      Realmente as invasões destruíram muitas obras e construções maravilhosas por toda parte do mundo...
      Vou ficar aguardando a postagem sobre Conímbriga, vai ser muito bom poder conhecê-la...
      Obrigado minha amiga, tive um sábado como desejou, maravilhoso!!!
      Tenha um lindo e feliz domingo, querida amiga!!!
      Beijinhos no coração e muita paz!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...