Diálogo verídico
( Trocado entre um galego e um norte-americano)
Galego (ruído de fundo)
- Aqui o A-853, agradeço que desvie a sua rota 15º para Sul para evitar entrar em colisão connosco. Vocês dirigem-se directamente sobre nós a uma distância de 25 milhas náuticas.
Americano (ruído de fundo)
- Recomendo-lhe que desvie você mesmo a sua trajectória 15º para Norte para evitar a colisão.
Galego:
- Negativo ! Repito: Desvie a sua trajectória 15º para Sul para evitar a colisão!
Americano ( já com uma voz diferente da anterior)
- Aqui o capitão! O capitão de um navio dos Estados Unidos da América: Insisto, desviem a vossa trajectória 15º para norte para evitar a colisão.
Galego:
- Negativo! Não penso que esta alternativa seja conveniente. Sugiro pois que desvie a sua trajectória 15º para Sul para evitar a colisão.
Americano (voz irritada)
- Aqui o capitão Richard James Novard, comandante do porta-aviões USS LINCOLN, da marinha nacional dos Estados Unidos da América, o segundo maior navio de guerra da frota americana! Nós somos escoltados por dois couraçados, 6 destroyers, 5 cruzadores, 4 submarinos e numerosas embarcações de apoio. Dirigimo-nos para as águas do Golfo Pérsico para preparar as manobras militares, na previsão de uma eventual ofensiva iraquiana. Nós não vos sugerimos, nós vos ordenamos que desvieis a vossa rota 15º para Norte ! Caso contrário seremos obrigados a tomar as medidas que se impõem para garantir a segurança desta frota e da força desta Coligação. Por favor obedeçam e saiam imediatamente da nossa trajectória!
Galego:
- Aqui é João Manuel Salas Alcântara quem vos fala. Nós somos duas pessoas e estamos escoltados pelo nosso cão, pelo nosso bufo, duas cervejas e um canário que neste momento está a dormir. Temos o apoio da rádio da Corunha e do Canal 106 "Urgências Marítimas".
Não nos dirigimos a parte nenhuma na medida em que vos falamos de terra firme. Estamos no farol A-853, em Finisterra, na costa da Galiza. Não temos a menor puta ideia da posição que ocupamos na classificação dos faróis espanhóis. Podeis tomar todas as medidas que considereis oportunas porque deixamos à vossa responsabilidade garantir a porra da segurança da vossa frota de merda que vai esborrachar as goelas contra os rochedos. É por isso que insistimos de novo e vos recordamos que o melhor a fazer, o mais lógico e o mais razoável, será desviar a vossa trajectória 15º para sul para evitar que nos entreis por aqui dentro!
Americano:
- Bem recebido, obrigado...
*****
Uaw!!! Ahahahahahaahhahaah !!!
Nota: Este diálogo foi real e aconteceu junto à costa da Galiza a 16 de Outubro de 1997, como podem ver em baixo