quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O Alentejano e o Letrado

Um alentejano apanha um combóio para ir ao Porto e senta-se ao lado de um senhor muito bem vestido. 
O alentejano começa a olhar e pergunta: 
- Por acaso você nunca apareceu na televisão?
 Ao que o outro responde: 
- Sim, eu costumo ir a muitos concursos de cultura geral e por isso o senhor deve-me conhecer daí. Como a viagem vai ser longa, você por acaso não quer fazer um jogo comigo?
 - Pode ser - respondeu o alentejano.
 - Então fazemos assim: como eu tenho mais cultura, você faz-me uma pergunta sobre um assunto qualquer e se eu não souber responder, dou-lhe 50 euros. A seguir faço-lhe eu uma pergunta e se você não souber a resposta, dá-me só 5. Concorda? 
- Vamos a isso - respondeu o alentejano confiante. 
- Então eu faço-lhe a primeira pergunta. Diga-me o nome da pessoa que escreveu "Os Lusíadas", aquele poeta só com um olho, que dignificou Portugal?
 O alentejano começa a pensar e passados alguns instantes diz: 
- Nã sê... Ê nã sê leri.
 - A resposta era Luís de Camões. Dê-me os 5 euros e faça-me uma pergunta qualquer. 
- Tomi. Bem, qual é o animali que se o encostar a um chaparro sobe-o com quatro patas e desce-o com cinco patas?
 - Olhe, essa nem eu sei - respondeu o homem muito admirado. 
- Então passe para cá os 50 euros. 
- Tome. Mas agora diga-me, que animal é esse?
 - Tamém nã sê.. Tome lá 5.

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Minha querida amiga, muito esperto este alentejano, lucrou 40... kkkkkkkkk... a sabedoria do alentejano superou a cultura do letrado... kkkkkkkkkk...
    Valeu querida amiga, esta foi ótima, ri até... rsrsrsrsrsrs...
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk
      E é que os alentejanos são mesmo assim. Vagarosos mas muito espertos, levam sempre a melhor kkkkk
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Minha querida amiga, os mineiros devem ser descendente dos alentejanos, são simplórios e espertos... é preciso ter muito cuidado com eles... kkkkkkkkkkkkkk...
      Valeu querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    3. kkkkkkkkkkk
      Sim, pelo que leio e ouço, sempre achei que os dois são muito parecidos. Quem sabe essa parte do Brasil foi colonizada por alentejanos? kkkkk
      As terras que Portugal ia descobrindo, algumas eram despovoadas ( não é o caso do Brasil) e era preciso enviar para lá colonos. Ora Portugal era e é um país pequeno e na altura com poucos habitantes. Os nossos reis tiveram de recrutar colonos por toda a Europa, aliciando-os com privilégios para eles irem povoar e colonizar essas novas terras e até algumas das regiões aqui da metrópole. Isso explica as diferentes maneiras de falar, os sotaques e expressões muito diferentes das várias regiões. Por exemplo para os Açores foram colonos franceses. Ainda hoje tem lá sítios onde quando batem à porta eles perguntam:
      - Qui é lá? ( Claramente do francês "qui est lá").
      Eles pronunciam o "u" claramente como no francês e outras coisas mais, o que dá uma fala muito difícil de se entender e muto engraçada kkkkk
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Minha querida amiga, só pode... são muito parecidos... kkkkkkkkkkk...
      Sim, querida amiga, vai misturando tudo e juntando muitas expressões diferentes. Aqui temos diversas maneiras de falar, expressões e sotaques são bem diferentes entre algumas regiões, influência de diversos línguas.
      Valeu querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...