terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Colheita das Castanhas

5 comentários:

  1. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
    Muito interessante, minha querida amiga. A árvore é enorme, produz muitas castanhas, o chão está forrado. A casca da castanha parece o nosso Urucum (colorau). Aqui esta castanha, que chamamos de Castanha Portuguesa, custa bem caro.
    Valeu minha querida amiga, bela imagem!
    Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
    Beijinhos com carinho e muita paz!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia querido amigo Luis
      Aqui não se vê o castanheiro mas são, realmente, árvores enormes e lindíssimas, tanto em folha, como em flor, como em fruto e até quando estão sem folhas. Produzem muitas castanhas, a madeira é o castanho que é de alta qualidade para mobiliário e as flores são das melhores para as abelhas produzirem o mel e elas cheiram um pouco a mel.
      Fui ver o urucum, realmente parece um pouco com o ouriço do castanheiro mas dá a impressão que o do urucum tem os picos moles ao passo que os das castanhas são duros e agressivos como agulhas, não se consegue pegar com a mão. O ouriço não é a casca, é um invólucro que contém várias castanhas; cada castanha tem uma casca sem picos e dentro dessa uma película a que chamamos camisa. É um fruto muito protegido. A gente para abrir os ouriços que não tenham aberto naturalmente, salta pra cima deles de botas ou de sapatos de ténis e fazemos saltar as castanhas. Aqui elas também são caras para quem não as produz por causa de ser difícil colhê-las. Mas de resto não dão trabalho nenhum, os castanheiros não necessitam de tratamento nenhum,nem rega, nem poda, nem fertilização, nem químicos... só colher. Um pomar de castanheiros chama-se "souto", há muitas terras com este nome e pessoas com este apelido.Nos inícios da nacionalidade elas eram a base da alimentação, substituindo o pão. Não há castanheiros em todo o país, só na metade norte, pois querem frio. Exporta-se muita castanha, várias zonas vivem dessa cultura. Na quinta do meu avô tem bastantes castanheiros. Este ano houve muitas castanhas e estavam mais baratas.
      Tenha um dia feliz e abençoado
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    2. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
      Minha querida amiga, pelo tronco e pela área que vemos os ouriços (tô aprendendo) espalhados pelo chão imagina-se ser uma grande árvore. Pensei que cada ouriço tinha apenas uma castanha, mas são várias, bem interessante. Procurei sobre a castanha na internet, deu para ver as castanhas dentro do ouriço, alguns semi-abertos e outros abertos, as pontas parecem agulhas. O nosso urucum a gente abre com a mão, os espinhos são bem moles.
      Obrigado querida amiga, adorei conhecer mais um pouco sobre esta deliciosa castanha.
      Valeu, tenha também um dia muito feliz e abençoado!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    3. Bom dia querido amigo Luis
      Sim, realmente, a área ocupada pelos ouriços mostra como a copa é larga. Esses ouriços são mesmo agressivos, só queimados, senão picam durante muito tempo.
      Não tem que agradecer, eu adoro falar sobre estes temas, gosto imenso de agricultura e de plantas.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    4. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
      Também gosto destes temas, minha querida amiga, são sempre bem interessantes.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...