sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Se Fores ao Alentejo

5 comentários:

  1. Maravilhoso, minha querida amiga!!! Uma linda canção, uma bela apresentação do grupo ou coral e do cantor, tem uma bela voz. Ela se parece muito com nossas canções caipiras raízes. Belíssimas imagens, o Alentejo é lindo!!!
    Valeu minha querida amiga, adorei este belo momento!!!
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro este "cante alentejano". No ano passado, o "cante alentejano foi feito património mundial da Humanidade. São corais constituídos por homens que antigamente tinham a mesma profissão, geralmente mineiros, ceifeiros, etc. Hoje não sei se é totalmente assim, mas continuam a existir muitos destes corais. São pessoas que nasua maioria não têm formação musical e geralmente não há acompanhamento musical (este tem). Acho que isso tinha a ver com o facto de eles, antigamente, quando as ceifas e a mineração eram feitas manualmente, cantarem enquanto trabalhavam. Hoje está tudo mecanizado. O Alentejo é o celeiro de Portugal, toda aquela planície imensa se cobre de searas de trigo e com o alor que lá faz no Verão, ceifar o trigo à mão era um trabalho árduo, quase como ir para as galés. Por isso aquela gente é muito lenta...

      Parece imenso com essas canções caipiras, eu pensei nisso quando postei.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    2. É muito bonito, minha querida amiga. Estas maravilhas precisam mesmo ser transformadas em patrimônio mundial da humanidade, não podem se perder no tempo. Acho bem interessante esses cantos regionais e suas histórias, que perdurem pela eternidade.
      Sim, são bem parecidas com as canções caipiras.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    3. Esta, em particular, com aquela introdução musical lembra-me muito as canções de algumas das vossas dulas sertanejas. Talvez o sítio onde vivem os caipiras seja parecido com o Alentejo: uma imensidão a perder de vista onde as pessoas vivem a qulómetros umas das outras. Daí as canções dolentes, arrastadas e, por vezes, melancólicas.O cante alentejano puro não tem instrumentos, só vozes. Mas aqueles alentejanos, sem nenhma formação musical nem voz educada, têm umas vozes magníficas e fortíssimas. E não são profissionais, cantam por passatempo e por gosto.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    4. Verdade, minha querida amiga, lembra muito as duplas sertanejas que cantam canções que chamamos de "raízes"... é o sertanejo caipira, o que vem da roça. Sim, vivem em lugares parecidos, sempre bem distantes das cidades e uns dos outros.
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...