terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ladrão de Galinhas

"Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e levaram para a delegacia.
- Que vida mansa, heim, vagabundo ? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para cadeia!
-Não era para mim não. Era para vender.
- Pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha!
- Mas eu vendia mais caro.
- Mais caro?
- Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons.
- Mas eram as mesmas galinhas, safado.
- Os ovos das minhas eu pintava.
- Que grande pilantra...
Mas já havia um certo respeito no tom do delegado.
- Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega...
- Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiro a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio.
Ou, no caso, um ovigopólio.
- E o que você faz com o lucro do seu negócio?
- Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e superfaturo os preços.
O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois perguntou:
- Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário?
- Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.
- E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
- Às vezes. Sabe como é.
- Não sei não, excelência. Me explique.
- É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. Do risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora. Fui preso, finalmente. Vou para a cadeia. É uma experiência nova.
- O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não.
- Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
- Sim. Mas primário, e com esses antecedentes..."
Luís Fernando Veríssimo

5 comentários:

  1. Minha querida amiga Gatinha, grande Luís Fernando Veríssimo, simplesmente magnífico e real, pelo menos aqui... vale o que se tem... quanto mais se tem, melhor o tratamento... é o material em detrimento ao espiritual... kkkkkkkkkkk... Adoro essas crônicas!!!
    Valeu minha querida amiga, beijinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que não li mais nada dele além deste texto que adoro. Não é só real aí, é aqui e penso que é em toda a parte.
      Quanto maior é o roubo mais respeito as autoridades têm com o ladrão. Roubou uma fatia de queijo para dar ao filho, vai presa, humilhada e é uma ladra. Roubou milhões, não é roubo, é desvio. E aqui temos tantos... Uma coisa que já notei quando esses ladrões são chamados a depor, todos declaram aos jornalistas "Estou com a minha consciência tranquila". Claro! A consciência deles é diferente da nossa.
      Bjinhos

      Eliminar
    2. Minha querida amiga Gatinha, adoro Luís Fernando Veríssimo, ele escreve muitas crônicas, todas maravilhosamente boas... Ele é mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Veríssimo... colei do Wikipédia... rsrsrs... Tenho muitas obras dele publicadas em meu blog...
      Pois é minha querida amiga, a fama e o dinheiro falam mais alto, são coisas que não tem como entender, acho que o mundo todo tem esse grande defeito... acho que eles não tem consciência, se a tem, está com defeito...
      Valeu minha querida amiga, beijinhos!!!

      Eliminar
    3. Virgemaria...esse sujeito é completíssimo!
      Pessoa de muito valor, tenho de ler mais coisas dele
      Bjinhos

      Eliminar
    4. Minha querida amiga, faça isso minha querida amiga, não vai se arrepender, ele é ótimo no que faz...
      Valeu minha querida amiga, beijinhos!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...